O que é GIMP (GNU Image Manipulation Program) ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é GIMP (GNU Image Manipulation Program) ?

Mensagem por Admin em Seg Maio 04, 2009 3:46 pm

__ O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens de bitmap. Também tem suporte a formatos de imagem vetorial.

História

O projeto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, quando desenvolveram o mesmo como um projeto para a faculdade. Atualmente, ele é mantido por um grupo de voluntários e licenciado sob a GNU General Public License.

O GIMP foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, da Adobe. Foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje já é inclusive usado profissionalmente (por desenvolvedores de games para criação de texturas, por exemplo). Porém o GIMP ainda tem um fatia de mercado ínfima em relação ao Photoshop. Os principais fatores que contribuem para que o GIMP ainda não seja amplamente usado no meio profissional (e sim o Photoshop) são:

* O GIMP ainda não trabalha bem com a escala CMYK, usada em produção gráfica impressa. Isso limita a área de atuação do programa um pouco, tornando-o mais indicado para web designers, desenvolvedores, e profissionais que trabalham apenas com a escala RGB.
* Pelo fato de o GIMP ser um software Open Source e gratuito, ele não inclui licenças para as cores Pantone, usadas largamente pelos profissionais gráficos em busca da precisão de cor em materiais impressos.
* O número de plugins disponíveis para o Photoshop é maior, embora seja possível usar plugins do Photoshop no GIMP (mas de forma limitada e problemática).
* Até o início de 2004 a GTK (biblioteca para gerenciar janelas usada pelo GIMP) não se apresentava bem no Microsoft Windows. A melhora da GTK facilitou o uso de outros programas como o Inkscape no Windows. A biblioteca GTK trabalha melhor em ambientes Linux apenas.
* Até pouco tempo atrás, a versão do GIMP para Mac OS X utilizava o X11 e não as bibliotecas gráficas nativas do sistema operacional. No entanto, a última versão para o Mac OS X já usa a interface Aqua.

O nome GIMP originalmente era sigla de General Image Manipulation Program; em 1997, ele foi mudado para GNU Image Manipulation Program. Ele é integrante oficial do Projeto GNU.

Wilber é o mascote oficial do projeto GIMP. Wilber foi criado em 25 de Setembro de 1997 por Tuomas Kuosmanen, conhecido como "tigert". Ele recebeu ajuda de outros desenvolvedores do GIMP, que podem ser vistos em Wilber Construction Kit, incluso no código fonte do GIMP em /docs/Wilber_Construction_Kit.xcf.gz. Como era de se esperar, o mascote Wilber foi feito no GIMP.

Inovação


O GIMP também tem a característica de talvez ser o primeiro grande projeto de código aberto para usuários finais. Outros trabalhos, como o GCC, o kernel Linux, entre outros, eram ferramentas desenvolvidas por programadores, e com público alvo, especialmente, de programadores. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto e livres poderiam desenvolver coisas para serem usadas por leigos, abrindo as portas para a união de esforços que levaram ao desenvolvimento de outros grandes projetos como o GNOME, o KDE, o Mozilla e o OpenOffice.org, e vários outros aplicativos que os seguiram.

GIMP utilizava o GTK como base para construção de sua interface, em 2004. Na verdade, GTK originalmente fazia parte do GIMP. GIMP e GTK foram desenvolvidos para o X Window System (servidor gráfico) rodando em UNIX ou GNU/Linux, mas depois foram portados para Microsoft Windows, OS/2 e Mac OS X. O GIMP utiliza agora uma nova biblioteca gráfica genérica chamada GEGL.

Film Gimp, agora conhecido como CinePaint, é uma ferramenta especialmente desenvolvida para pintura e retoque de quadros de filmes cinematográficos, usando um gerenciador de cenas onion skinning. Ele também oferece uma profundidade de cor de 16 bits por cor, enquanto o GIMP trabalha apenas com 8. Ele foi um fork do GIMP 1.0.8.

Características


O GIMP é muito utilizado para processamento de imagens e fotografias exibidas na Internet. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover partes indesejadas das imagens e converter arquivos entre diferentes formados de imagem digital.

Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados. Para isso pode-se usar, Scheme (ou ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX. Isso permite se escrever plugins e scrips que utilizem o vim sem interface com o usuário; é possível, por exemplo, produzir imagens para uma página web utilizando scripts CGI, ou realizar correção de cor ou redimensionamento de imagens em lote.

Formatos de ficheiros


O formato nativo de imagens do GIMP é o XCF que possui muitos recursos extras como imagem em camadas (layers). O GIMP também pode abrir, editar, converter e gravar nos formatos SVG, Ico, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF e outros formatos. Podem-se usar programas como o QCad para o formato CAD e o programa freewrl para os formatos VRML / X3D.

* GIMPshop - Modificação do GIMP que copia fielmente a interface do Photoshop.
* Gimphoto

Ligações externas
What a Face

Site oficial
Wilber's Wiki - Gimp
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/04/2009

Ver perfil do usuário http://designimg.forumbrasil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum